EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ESCOLAR

Amazonas tem redução de 12% em alertas de desmatamento no mês de junho
20 de julho de 2020
Pandemia x Meio Ambiente: Ações Que Geram Reações
28 de agosto de 2020

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ESCOLAR

A educação ambiental é fundamental no processo de educação do ser humano, das quais é o papel de todos em conjunto da conservação do meio ambiente.  Promovendo sua relevância, no dia 03 de junho dia nacional da educação ambiental.

A educação ambiental no Brasil começa a ganhar importância a partir da década de 1980 e 1990, e como diz a legislação através do decreto 99.274, que regulamenta a Política Nacional do Meio Ambiente, e também outro fato relevante foi a Rio 92 realizada no Brasil visando discutir os problemas ambientais, e com base nisso tentar criar soluções para diminuí-las nos anos seguintes, surgindo assim a agenda 21, na qual visa mostrar interesse da educação ambiental para o mundo.

A educação ambiental tem como objetivo, educar, desenvolver, questionar o quanto é importante, a preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, conservação e preservação. Diante disso informar e formar cidadãos conscientes e críticos para promover o crescimento de práticas sustentáveis e minimizando os impactos ambientais ocasionados pela ação do homem.

Educação ambiental nas escolas, tem como função desenvolver e preparar os alunos a olharem de forma mais crítica para as questões ambientais, e buscar de maneira consciente valores e atitudes que enfoque sustentabilidade, e passando para novas gerações o conceito educação ambiental, como ser aplicado em casa, no trabalho, na escola e em todo o meio que ele convive.

Portanto, de acordo Quintas, J. S., Salto para o Futuro, 2008:

“A Educação Ambiental deve proporcionar as condições para o desenvolvimento das capacidades necessárias; para que grupos sociais, em diferentes contextos socioambientais do país, intervenham, de modo qualificado tanto na gestão do uso dos recursos ambientais quanto na concepção e aplicação de decisões que afetam a qualidade do ambiente, seja físico-natural ou construído, ou seja, educação ambiental como instrumento de participação e controle social na gestão ambiental pública.”

 

 

Luciano Aparecido de Souza

Consultor Ambiental

Gestor Ambiental

Pós-graduado em Licenciamento e Auditoria Ambiental

(67) 99880-5617 E-mail: jlgambiental@gmail.com

Raíne Rocha Costa

Consultora Ambiental

Engenheira Ambiental e Sanitarista

Pós-graduada em Formação Docente para Educação a Distância

Graduanda em Ciências Biológicas

(33) 98892-6926 E-mail: raine.rcosta20@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco