Parques estaduais são opção de lazer no feriado de carnaval

Projeto Onçafari inicia trabalho para reintrodução da onça ‘Jatobá’ ao seu habitat natural
6 de março de 2019
Cidades brasileiras buscam ações de sustentabilidade
6 de março de 2019
Projeto Onçafari inicia trabalho para reintrodução da onça ‘Jatobá’ ao seu habitat natural
6 de março de 2019
Cidades brasileiras buscam ações de sustentabilidade
6 de março de 2019
Mostrar todos

Parques estaduais são opção de lazer no feriado de carnaval

O Dia Nacional do Turismo Ecológico é celebrado hoje, dia 1º de março. Também chamada de Ecoturismo, a atividade que consiste na visita a lugares de preservação de fauna e flora, como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e Unidades de Conservação (UCs).

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, as UCs em Goiás são opção de lazer para no feriado de carnaval. Localizados em diferentes pontos do Estado, como Caldas Novas, Pirenópolis e São Domingos – os parques ficam abertos à visitação pública das 9h às 15h. Alguns ainda oferecem passeio por trilhas e quedas d’água.

Os parques são administrados pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Confira a lista dos nossos parques:

Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp)

É cortado pela Rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso terrestre à unidade de conservação. A sede do Parque está distante cerca de 12 quilômetros de Goiânia e 10 quilômetros de Terezópolis de Goiás. Levantamentos registram a presença de 485 espécies de plantas, predominando as de Mata Seca como a aroeira, as perobas e o ipê-branco.

O Peamp também apresenta uma rica fauna de vertebrados, contando com 409 espécies, entre elas, o tamanduá-bandeira e o lobo-guará. Ainda, outra opção para os mais aventureiros  é a Trilha do Peba, Trilha do Quati e Trilha do Lago, com entrada franca. Os interessados devem ligar no Peamp para saber os horários abertos às trilhas.

Endereço: Rodovia BR-060/153, Km 127 Zona Rural, Goianápolis.

Telefone: (62) 3265 1355

Parque Estadual dos Pirineus (PEP)

Abrange áreas de três municípios goianos, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás. Dentro da área, está localizado o Pico dos Pireneus com 1.380 metros de altitude. O local é um dos divisores das Bacias Tocantins e Paraná.

Vários córregos nascem no alto da Serra dos Pireneus, formando o Rio das Almas e o Rio Corumbá que, além da importância ecológica, abastecem diversas comunidades da região. O PEP também tem fauna e flora preservados, além de trilha. 

Endereço: Fazenda Abade, Morro dos Pirineus, Zona Rural, Cocalzinho de Goiás.

Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR)

Localiza-se nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás. A área abriga cavernas, grutas e dolinas, além da riqueza da fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola, bem como espécies do Cerrado ameaçadas de extinção. Possui belezas cênicas como cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas.

Endereço: Zona Rural, 13 Km do Povoado de São João Evangelista, município de São Domingos.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN)

Localizado nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente. Além de uma riquíssima fauna e flora, o Parque conta com as Trilhas da Cascatinha e do Paredão. A taxa é de R$ 10 para visitantes

Segundo diversos estudos empreendidos na região, a Serra de Caldas constitui uma das mais importantes áreas de recargas dos aquíferos hidrotermais da região de Caldas Novas e Rio Quente.

Endereço: Femago Zona Rural, Caldas Novas. Distância de aproximadamente 6 Km do Centro de Caldas Novas e 180 Km de Goiânia.

Parque Estadual Telma Ortegal (Peto)

É situado na área da bacia hidrográfica do Ribeirão Dourados, afluente do Rio Meia Ponte, no município de Abadia de Goiás. O objetivo geral deste parque é proporcionar a toda a comunidade o conhecimento sobre a segurança do local que abriga o depósito dos rejeitos decorrente do acidente radioativo do Césio-137 e conhecimento sobre a energia nuclear, suas aplicações, riscos e benefícios, além de desenvolver projetos educacionais, recreativos e científicos voltados às ações ambientais.

Entre as  árvores encontradas no parque, estão presentes espécies nativas do Cerrado como Ipê Rosa, Farinha Seca, Genipapo, Araticum, Baru, Araçá do Cerrado e Paineira, entre outras. 

Endereço: BR 060, Km 174,5, a 2,3 Km da sede do município de Abadia de Goiás.

Mais informações pelo site: https://goo.gl/3uVLrV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *